top of page

Id.E.A.lizadores - João Romba

Hoje damos-te a conhecer o João, empreendedor de Mértola



"O meu nome é João Romba. Levaram-me para nascer em Beja, mas sou de Mértola, onde fui criado e onde passei a maior parte do meu tempo até ao dia de hoje.

Em Mértola fiz o ensino regular no agrupamento de escolas de Mértola até ao 10º ano. Com 16 anos ingressei na Escola Profissional Bento Jesus Caraça (hoje Alsud).

Saí de Mértola aos 19 anos para viver e estudar fotografia, em Lisboa. Depois de 3 anos na capital, apercebi-me que gostava mais da tranquilidade do interior e decidi mudar-me para para Vila Nova de Foz Côa e mais tarde para Figueira de Castelo Rodrigo. Estive empregado 3 anos, não consecutivos, na Escola Secundária de Figueira de Castelo Rodrigo e depois da experiência na escola secundária, apercebi-me que gostava de ser dono do meu tempo e tornei-me freelancer na área da fotografia e do filme. Desde então trabalho por minha conta e risco, a recibos verdes e como prestador de serviços neste ramo. Depois da experiência em Figueira CR, decidi experimentar viver no estrangeiro e estive 4 anos e 8 meses na Alemanha, onde aprendi a comunicar em Alemão e em Italiano (incluindo os gestos) e a fazer outras coisas que me permitiram ser mais consciente. Aos 35 anos voltei a Mértola para poder estar mais próximo da minha família de sangue e poder apoiá-los em tudo o que puder, assim como eles fazem comigo, quando sou eu a precisar.

O facto de continuar a trabalhar por minha conta, traz-me a liberdade de gerir o meu tempo, da forma como melhor serve as minhas intenções para a minha vida.

Como dica: Não ponham os ovos todos no mesmo cesto. Diversifiquem as vossas atividades e ocupem-se apenas com o que gostam de fazer, para saber o que gostam de fazer, ouçam o vosso mestre interior, o vosso espírito.”



📍 O projeto Id.E.A. - Idealiza, Empreende e Atua é promovido pela ADPM Mértola e tem o patrocínio da Somincor - Mina de Neves Corvo.

bottom of page